Curso de Aperfeiçoamento x Especialização: entenda a diferença

blog_ ICC Junho 1

Você, psicólogo e psiquiatra, sente que chegou a hora de aprofundar seus conhecimentos, mas tem dúvidas em relação aos tipos de cursos oferecidos? Hoje vamos apresentar as diferenças entre cursos de aperfeiçoamento e especialização, além de apontar qual deles é indicado para cada etapa da sua carreira profissional.

Continue sua leitura e descubra:

Cursos de aperfeiçoamento X Cursos de especialização

Passado um período após a conclusão da graduação, é comum que os profissionais procurem meios para aprofundarem seus conhecimentos. As constantes pesquisas, a reformulação de conceitos e as novidades que surgem nos diferentes campos de atuação acabam exigindo do profissional uma atualização – caso contrário ele não será capaz de atender as exigências do mercado.

Nesse momento a dúvida mais comum é: qual curso devo procurar para atingir meus objetivos?

A escolha entre um curso e aperfeiçoamento e um curso de especialização deve ser pautada nos passos que o profissional deseja dar após concluí-lo, variando entre atuar no mercado ou em instituições acadêmicas.

Em linhas gerais, a diferença entre os cursos de aperfeiçoamento e especialização está na titularidade que o profissional recebe ao final do curso.

No curso de especialização, também conhecido como pós-graduação Lato Sensu, o profissional cumpre uma carga horária com duração mínima de 360 horas e, ao final do curso, realizada um Trabalho de Conclusão de Curso, quer precisa ser defendido perante uma banca avaliadora.

Depois de aprovado, o profissional recebe um certificado de especialista com valor acadêmico, que permite sua atuação como professor em instituições que aceitam profissionais especialistas, por exemplo.

O curso de especialização em Terapia Comportamental e Cognitivo em Saúde Mental, oferecido pelo Instituto Cognitivo Comportamental de Marília, é ministrado e certificado pelo corpo docente da USP, com profissionais atuantes no Ambulatório de Ansiedade – AMBAN.

Todo conteúdo é produzido e ministrado por professores pesquisadores, mestres e doutores do Instituto de Psiquiatria da USP, oferecendo o que há de mais atual nas técnicas e abordagens da TCC.

Certificado e formação extremamente relevante na área de Psicologia e Psiquiatria.

Clique aqui para saber mais sobre a Especialização em Terapia Comportamental e Cognitivo em Saúde Mental.

Já o curso de aperfeiçoamento também oferecido pelo Instituto Cognitivo Comportamental de Marília, é indicado para aqueles que exercem a profissão e desejam melhorar seu desempenho em uma ocupação específica, com o intuito de atenderem as exigências do mercado.

Diferente dos cursos de especialização, os cursos de aperfeiçoamento realizados ao final da graduação não exigem Trabalho de Conclusão de Curso. Contudo, devem possuir carga horária mínima de 180 horas, além de oferecer certificado válido aos seus alunos, que deve ser expedido por uma instituição de educação superior credenciada ao MEC.
Aperfeiçoando seus conhecimentos em TCC você aplicará técnicas avançadas no tratamento de seus pacientes, alcançando resultados positivos e inesperados.

Clique aqui para saber mais sobre a III Turma de Aperfeiçoamento em Terapia Comportamental e Cognitivo em Saúde Mental.

 

Postado em Psicologia, Selecionados.