Psicologia Clínica

Psicologia ClínicaPsicologia é o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e animais, assim como suas interações com o ambiente físico e social. A palavra provém dos termos gregos psico (alma ou atividade mental) e logia (estudo).

Dentro da ciência da psicologia, temos os constructos teóricos das abordagens terapêuticas cognitivas e comportamentais. A formação teórica das psicólogas do ICC se baseia nessas duas abordagens, que podem ser trabalhadas em conjunto ou separadamente. Vários são os teóricos que construíram e acrescentaram no desenvolvimento das terapias cognitivistas e na análise do comportamento, os mais conhecidos são, Aaron Beck e B. F. Skinner respectivamente.

O terapeuta cognitivo comportamental apóia-se na análise do comportamento ou na terapia cognitiva como fundamentação teórica. A abordagem se destaca por ser um processo com início, meio e fim, onde terapeuta e cliente dedicam-se a investigar e modificar o padrão de pensamentos e comportamentos responsáveis pelo desconforto que o cliente está vivendo, produzindo mudanças cognitivas e comportamentais que possam proporcionar ou reestabelecer um bem estar emocional, físico e social.

A terapia cognitiva comportamental beneficia pacientes com depressão, fobia social, fobias específicas, transtorno de pânico, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno obsessivo-compulsivo, dependência de substâncias psicoativas, disfunções sexuais, transtornos alimentares, transtornos de personalidade, controle de impulsos, transtorno bipolar do humor, transtornos de ansiedade na infância e na adolescência, entre outros.

Também é indicada para pacientes de diferentes níveis sociais e educacionais – foi desenvolvida para trabalhar com crianças, adolescentes, adultos, idosos e grupos como, por exemplo, de apoio a gestantes, transtornos de ansiedade, obesidade, terapia de casais e terapia familiar.