Psiquiatria

Trata-se de especialidade médica destinada a diagnóstico, tratamento e seguimento das patologias mentais, com objetivo de manutenção do bem estar biopsicossocial.

É sabido que a incidência das patologias psíquicas tem aumentado no decorrer dos anos – o que se deve em grande parte ao aumento das exigências do mundo atual – somando as relações do indivíduo com o meio. Tais quadros muitas vezes incapacitam, tiram dias de trabalho, podendo determinar grandes prejuízos na qualidade de vida. Nesse contexto, o diagnóstico precoce e início da terapêutica adequada são determinantes para um prognóstico favorável e bem sucedido.

PsiquiatriaÉ com esse objetivo que trabalhamos buscando minimizar o sofrimento, resgatar a qualidade de vida e prevenir recaídas ou recorrências. Para atingir esse fim, muitas vezes é necessário o uso de medicação psicotrópica isolada ou em associação ao acompanhamento psicoterápico. O primeiro vem para repor ou readequar as substâncias químicas (neurotransmissores) alteradas em cada patologia. O segundo vem para sustentar a melhora conquistada com o uso da medicação e, buscar estabilidade para tornar nossas relações com os demais fatores que determinam nossa saúde mental, ou seja, o mundo e o meio, mais funcionais e adaptativos.

Tais mudanças garantem-nos saúde psíquica para lidar com as situações e problemas diários, sedimentando a conquista do bem estar, que é um fator de proteção contra o risco de recaídas.