O que fazemos?

Psicoterapia

Nós do ICC Marilia utilizamos como embasamento teórico a Terapia Cognitiva Comportamental e Análise do Comportamento. Por estarmos em constante atualização, também utilizamos as Terapias de Terceira Onda como: Terapia Comportamental Dialética, Terapia dos Esquemas, Terapia Cognitiva Processual, Psicoterapia Analítico-Funcional, Terapia de Aceitação e Compromisso e prática de Mindfulness.
Estamos capacitados para atender a grande maioria dos transtornos psiquiátricos, além de oferecer atendimentos de Psiquiatria, Terapia para Casais, Terapia Familiar, Orientações para Pais, Orientação Vocacional, Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação.

Neuropsicologia

A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia que integra a Neurologia, Psiquiatria e Psicologia. Ela tem uma conduta investigativa sobre o funcionamento cerebral, do comportamento e das habilidades cognitivas visando melhorar a maneira como o indivíduo se organiza mentalmente e executa suas ações. A Avaliação ou Exame Neuropsicológico é a observação clínica, sobre a rotina do paciente, preenchimento de anamnese, uso de escalas, baterias de testes psicológicos e neuropsicológicos, que irão averiguar o funcionamento do cérebro e fornecer um mapeamento das funções deficitárias e preservadas, auxiliando assim, no fechamento de diagnósticos e ampliando as possibilidades do sucesso terapêutico.

Psiquiatria

Medicações ou psicoterapia?
Assim como o pulmão, o coração e os ossos, o nosso cérebro tem também uma biologia. Infelizmente, determinadas situações estressoras associadas a uma vulnerabilidade genética podem ocasionar alterações no funcionamento cerebral e consequentemente no funcionamento do indivíduo, seja nos primeiros anos de vida ou mesmo na terceira idade.

Nesses casos, nossa biologia e nosso funcionamento precisam ser regularizados, sendo isso possível por meio da psicoterapia ou mesmo através do uso de uma medicação, assim como ocorre com a necessidade de regularização biológica em outras patologias, como na hipertensão arterial, no diabetes ou em quadros infecciosos. A grande questão é saber quando há a real necessidade do uso de uma medicação, psicoterapia ou ambos, para a regularizar essa biologia cerebral. Para isso há uma necessidade primária de não estigmatizarmos os problemas psíquicos, aceitarmos que somos vulneráveis e que a busca de ajuda profissional é o primeiro passo para um direcionamento adequado.

Treinamento De Habilidades Da Terapia Comportamental Dialética

O Treinamento de Habilidades é um complemento a outros tratamentos em saúde mental, como por exemplo a consulta médica psiquiátrica e a psicoterapia individual.

Não é psicoterapia em grupo, não é grupo de apoio. É um treinamento para desenvolver habilidades que ajudem o indivíduo com sofrimento intenso, a construir uma vida que valha a pena ser vivida. É um tratamento considerado padrão ouro, para quadros marcados por sintomas como o ato de se cortar ou se ferir, por comportamentos que colocam sua vida em risco, como uso de drogas por exemplo, ideação e/ou tentativa de suicídio, e quadros emocionalmente instáveis. São normalmente pessoas com muita dificuldade em regular suas emoções, quando intensas, o que lhes traz inúmeras consequências em todas áreas da vida. O objetivo é ensinar e aperfeiçoar as habilidades necessárias para mudar padrões comportamentais, emocionais e de pensamentos que estão associados a esse adoecimento. Seu maior objetivo é reduzir a instabilidade emocional. Levar esta pessoa a responder as emoções de forma efetiva, e eliminar comportamentos que prejudiquem ou até mesmo coloquem sua vida em risco.
O treinamento é dividido em 4 módulos, ao longo de 24 semanas, em grupos de até 8 participantes:

- Mindfulness
- Tolerância ao mal-estar
- Regulação emocional
- Efetividade interpessoal

Os encontros aqui no ICC Marília são conduzidos por psicólogos habilitados na Terapia Comportamental Dialética, de onde origina-se este protocolo de trabalho.

Orientação Profissional

Escolher uma profissão é parte importante no desenho de uma história de vida. E isso é uma tarefa desafiadora para a maioria das pessoas, ainda mais considerando o dinamismo da nossa atualidade. A Orientação Profissional é uma das maneiras de fazer isso de forma leve.

A Orientação Profissional, ou Vocacional como é mais conhecida, é um processo de descoberta voltado para a escolha de carreira. É um caminho a ser percorrido ao longo de 10 a 15 sessões, onde o orientador e o orientado investigarão diversos aspectos, como seus valores pessoais, suas habilidades, suas características e preferências, sua vida escolar, seus desejos de futuro, suas possibilidades, entre outros. Esta investigação irá nortear então, a escolha de uma carreira e sugerir um curso de graduação.

Este instrumento é válido para estudantes de ensino médio, pessoas em fase de primeira escolha ou profissionais que desejam novas trajetórias de vida. São utilizadas diversas estratégias, e o orientando tem um papel bastante ativo ao longo de todo o trabalho.

Todos os direitos reservados. Copyright 2019
| V.Abreu